Tipos de igrejas midiáticas: proposta de classificação a partir de programas telerreligiosos
Palavras-chave:
midiatização, religião midiatizada, igrejas midiáticas.Resumo
Neste texto, apresentamos uma análise do fazer midiático da Igreja Católica (IC) e da Assembleia de Deus (AD), com foco, principalmente, nos programas telerreligiosos que elas produzem. Os principais autores que fundamentaram a composição do texto foram Hjarvad (2006, 2012, 2014) e Gomes (2016). Os elementos principais para análise foram as estratégias de marketing e os recursos técnicos e discursivos dos programas no âmbito do consumo como prática cultural na contemporaneidade. Como resultado, sugerimos uma proposta inicial, classificatória, que aponta para uma sistematização em diferentes tipos de igrejas midiáticas, tendo como ponto de partida a religião midiatizada. Classificamos o fazer midiático das igrejas dentro de quatro tipos: Igreja Midiática de Superfície (IMS), Igreja Midiática Moderada (IMM), Igreja Midiática de Essência (IME) e Igreja Midiática por Natureza (IMN).Downloads
Como Citar
MARIA ATAIDE MALCHER, R. de O. R. Tipos de igrejas midiáticas: proposta de classificação a partir de programas telerreligiosos. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 7, n. 13, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/19181. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Temas Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).