Notas sobre a prática de pesquisa etnográfica no campo da Comunicação
Palavras-chave:
metodologia de pesquisa em Comunicação, Etnografia, Estudos CulturaisResumo
Este artigo propõe uma reflexão teórica sobre o método da Etnografia, apresentando a abordagem etnográfica como um procedimento analítico legítimo e eficiente para investigar objetos de comunicação. Para isso, revisitamos autores de referência na área, apresentamos as características deste método de pesquisa qualitativo e empírico, suas técnicas de coleta de dados, visando situar perspectivas teóricas sobre o método no campo da Comunicação.Downloads
Como Citar
MÁRCIO LEONARDO COSTA, L. C. M. C. Notas sobre a prática de pesquisa etnográfica no campo da Comunicação. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 5, n. 10, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/15734. Acesso em: 16 maio. 2025.
Edição
Seção
Temas Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).