A circulação do conhecimento e a construção das CICs (Ciências da Informação e Comunicação) na França
Parole chiave:
circulação, interdisciplinar, disciplinar, campo acadêmico, saber comunicacionalAbstract
Este artigo reflete sobre a constituição do campo da comunicação e informação na França, pensando-a como inscrita no processo de circulação do saber. Em especial, formula proposições e questões relativas ao trânsito do interdisciplinar para a construção de um espaço disciplinar. Localiza, em linhas gerais, esta experiência francesa perante outras configurações fora da França. Mas, principalmente, busca identificar essas configurações nos processos de trocas com as ciências sociais, as ciências da linguagem e humanidades, num contexto de transformação da cena midiática, articulada com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação.Downloads
Come citare
MIÈGE, B. A circulação do conhecimento e a construção das CICs (Ciências da Informação e Comunicação) na França. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 2, n. 4, 2014. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/9621. Acesso em: 29 apr. 2025.
Fascicolo
Sezione
Temas Livres
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).