Pensando cartografias em uma pesquisa entre comunicação, arte e cidade

Autori

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2024.1223.03

Parole chiave:

artistas de rua , cartografias , sociologia do cotidiano

Abstract

Neste artigo, teço reflexões sobre perspectivas que têm guiado minha investigação de tese em Comunicação sobre (com) artistas de rua no Rio de Janeiro. O recorte em suas práticas propõe pensá-las como produtoras de metamorfoses potentes, ainda que efêmeras, no espaço urbano. Baseio-me em perspectivas cartográficas, aliadas a uma sociologia do cotidiano, para agenciar-me e refletir sobre o campo, a fim de seguir os atores em seus saberes de rua. É possível notar que artistas de rua desenvolvem um conhecimento afetivo e sensível adquirido em seus percursos e performances na cidade, no intuito de nela intervir e convocar seus públicos, em momentos de “ser/estar-junto-com” (MAFFESOLI, 1988). Considero que esses saberes podem guiar, também, os percursos do cartógrafo.

Biografia autore

Danielle Marcia Hachmann de Lacerda da Gama, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e doutoranda em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC-UERJ).

Pubblicato

2024-01-10

Come citare

HACHMANN DE LACERDA DA GAMA, D. M. Pensando cartografias em uma pesquisa entre comunicação, arte e cidade. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 12, n. 23, 2024. DOI: 10.4013/qt.2024.1223.03. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26482. Acesso em: 29 apr. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Cartografias da/na Comunicação - Parte 2