Tão longe, tão perto

contribuições de Stig Hjarvard e Jesús Martín-Barbero para o estudo dos processos comunicativos

Autori

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2023.1121.07

Parole chiave:

processo comunicativo , Stig Hjarvard , Jesús Martín-Barbero , midiatização , mediação

Abstract

Este artigo discute como as abordagens teóricas e metodológicas de dois autores, Jesús Martín-Barbero e Stig Hjarvard, contribuem para o desenvolvimento de análises comunicacionais que contemplem os múltiplos elementos que constituem os processos comunicativos: produtores, obras, consumidores e seus respectivos contextos. Para além do debate constante a respeito das distinções entre os conceitos com os quais trabalham (mediação e midiatização), eles compartilham premissas e utilizam recursos de análises que se mostram bem próximos. Dessa forma, entende-se que o diálogo entre suas ideias apresentado neste trabalho traz pistas que podem atribuir mais complexidade e cuidado metodológico ao estudo dos produtos e processos comunicacionais e da sua inserção na cultura e na sociedade.

Biografia autore

Tess Chamusca, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e integrante do Centro de Pesquisa Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC)

Pubblicato

2023-12-04

Come citare

CHAMUSCA, T. Tão longe, tão perto: contribuições de Stig Hjarvard e Jesús Martín-Barbero para o estudo dos processos comunicativos. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 11, n. 21, 2023. DOI: 10.4013/qt.2023.1121.07. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/25853. Acesso em: 29 apr. 2025.