A imagem e a comunicação do tempo histórico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2021.918.03

Abstract

: Produced in a pandemic moment, this article aims to discuss the dialogue of two photographic groups that address two pandemics: Spanish flu and Covid-19. The text supports the view of professor Ciro Marcondes Filho about the communicational happening in order to think of photography as another way of communicate, detached from the traditional and predictable conception of communication and more integrated and open to others and to the possibilities. Other authors who debate photography are part of the references of this analysis as well, such as Vilém Flusser, Boris Kossoy, Mauricio Lissovsky, Georges Didi-Huberman, so as those who debate the notion of happening, such as Gilles Deleuze, François Dosse and Maurizio Lazzarato.

 Key-words: photograph, pandemic, fabulation, happening

Author Biographies

Lucrécia Ferrara, PUC-SP

Professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Doutora em Literatura Brasileira pela Faculdade Sedes Sapientiae (PUC-SP), Livre-Docente em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (USP), coordenadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) no período de 1970-1986, coordenadora do Grupo de Pesquisa Espaço/Visualidade-Comunicação/Cultura (ESPACC) credenciado junto ao CNPq. Principais trabalhos publicados: A Estratégia dos Signos (Perspectiva, 1981), Leitura sem Palavras (Ática, 1986), Olhar Periférico: informação, linguagem , percepção ambiental (Edusp/Fapesp, 1993), Os Significados Urbanos (Edusp/Fapesp, 2000), Design em Espaços (Rosari, 2002), Comunicação Espaço Cultura (Annablume, 2008), Os Nomes da Comunicação (Annablume, 2012), A Comunicação que Não Vemos (Paulus, 2018), além de capítulos de livros e artigos em periódicos científicos.

Maria Cecilia Carboni, Centro Universitário das Américas - FAM

Professora da Universidade Paulista (UNIP) e da Faculdades das Américas (FAM). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre pelo programa de História Social da mesma universidade. Pesquisadora no ESPACC - PUC-SP/COS. Lançou em 2020 o livro fotográfico Quem sabia já morreu.

Tatiana Pontes, UEMG

Doutora (2017) e mestre (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora de fotografia na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Coordenadora do Paralaxe Grupo de Pesquisa em poéticas fotográficas, credenciado ao CNPq. Integrante do grupo de pesquisa Espaço/Visualidade-Comunicação/Cultura (ESPACC), credenciado ao CNPq.

Published

2022-02-07

How to Cite

FERRARA, L.; CARBONI, M. C.; PONTES, T. A imagem e a comunicação do tempo histórico. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 9, n. 18, 2022. DOI: 10.4013/qt.2021.918.03. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/23039. Acesso em: 29 apr. 2025.