A comunicação para Ciro Marcondes Filho: sua trajetória no GT de Epistemologia da Comunicação da Compós
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2021.918.02%20Abstract
O artigo investiga a concepção de comunicação e as contribuições para os estudos comunicacionais propostas por Ciro Marcondes Filho em sete textos de sua autoria aprovados no GT Epistemologia da Comunicação da Compós, de 2011 a 2020. A ordenação do texto destaca três eixos principais: a) epistemológico e ontológico, b) metodológico e empírico e c) mobilização de referências e fundamentação teórica. O primeiro evidencia a noção negativa de comunicação do autor, bem como sua impossibilidade. O segundo ressalta o método metapórico do pesquisador e sua dinamicidade para apreender o fenômeno comunicacional como acontecimento comunicacional. Por fim, o terceiro destaca os principais autores citados por Ciro e como eles embasam a concepção de comunicação desse autor, elaborada na década de 2010.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).