O método pragmaticista e a pesquisa em Comunicação
Parole chiave:
comunicação, pesquisa, pragmaticismo.Abstract
A Comunicação constitui um campo de estudos que apresenta desafios para o pesquisador, em especial por seu perfil interdisciplinar e pela dificuldade de estabelecer fronteiras com áreas afins. Uma das alternativas para enfrentar esses obstá- culos é o método pragmaticista, proposto por Charles Peirce, que se apoia em procedimentos comuns a vários campos da ciência, relacionando três tipos de inferência, abdução, indução e dedução. Caso a hipótese se mostre correta, indicará que o pesquisador tem boas chances de descobrir a lógica subjacente à questão investigada e aplicá-la àquela classe de fenômenos.Downloads
Come citare
MARINA APARECIDA SAD ALBUQUERQUE DE CARVALHO, F. J. P. P. O método pragmaticista e a pesquisa em Comunicação. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 7, n. 14, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/19793. Acesso em: 29 apr. 2025.
Fascicolo
Sezione
Dossiê do GT Epistemologia da Comunicação - COMPÓS
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).