Origens brasileiras das Ciências da Comunicação: aspectos da formação francesa nas trajetórias docentes dos primeiros PPGs
Parole chiave:
Ciências da Comunicação no Brasil, Ciências da Comunicação na França, origens das Ciências da Comunicação.Abstract
O artigo se inscreve nos estudos sobre as origens das Ciências da Comunicação no Brasil, abordando estritamente aspectos da formação francesa nas trajetórias de docentes recentemente ativos e presentes nos primeiros PPGs brasileiros. A abordagem das trajetórias docentes para investigar as origens é compatível com a metodologia de Tétu e Boure sobre as origens francesas. O campo de observaçãomapeou os PPGs de origem brasileira, a formação francesa, as áreas de origem, as teses, as linhagens de pesquisa e a atividade atual dos docentes em foco. Esse ponto de vista possibilitou inferências despretensiosas e questionamentos à epistemologia da comunicação sobre o lugar do pensamento francês nas origens brasileiras.
Downloads
Come citare
PEDRO VASCONCELOS COSTA E SILVA, J. D. Origens brasileiras das Ciências da Comunicação: aspectos da formação francesa nas trajetórias docentes dos primeiros PPGs. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 7, n. 14, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/19784. Acesso em: 29 apr. 2025.
Fascicolo
Sezione
Dossiê do GT Epistemologia da Comunicação - COMPÓS
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).