Midiatização da periferia: a transformação do discurso jornalístico nas capas da revista Veja
Parole chiave:
midiatização, periferia, revista.Abstract
O artigo analisa a abordagem jornalística na cobertura de acontecimentos envolvendo os espaços periféricos a partir do aumento do poder de compra de seus moradores. O percurso metodológico segue procedimentos que reconhecem a negociação de sentidos integrante do contrato de comunicação. Como objeto empírico de análise elegeram-se duas capas da revista Veja que guardam 13 anos de diferença entre si e evidenciam mudanças no tratamento discursivo do tema. Na capa de 2001, a periferia aparece como um agrupamento de casebres em torno de arranha-céus; já a edição de 2014 exibe um morador de periferia que adquire notoriedade midiática. Como resultado, aponta-se a articulação entre visibilidade noticiosa e visibilidade econômica com vistas a alargar a margem de cobertura de forma a contemplar acontecimentos envolvendo a periferia brasileira.Downloads
Come citare
ADA CRISTINA MACHADO DA SILVEIRA, C. H. Midiatização da periferia: a transformação do discurso jornalístico nas capas da revista Veja. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 7, n. 13, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/19179. Acesso em: 20 mag. 2025.
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