Notícias falsas ou propaganda?: Uma análise do estado da arte do conceito fake news

Autori

  • Rafiza Luziani Varão Ribeiro Carvalho

Parole chiave:

fake news, jornalismo, propaganda.

Abstract

A popularidade do termo fake news e sua crescente utilização, inclusive em pesquisas acadêmicas, está longe de gerar um consenso sobre sua conceituação. Este artigo apresenta e analisa os resultados do primeiro grande levantamento do estado da arte sobre o conceito fake news em língua inglesa, realizado por Edson C. Tandoc Jr., Zheng Wei Lim e Richard Ling, a partir de revisão de literatura em 34 artigos prévios. Seis grandes grupos de conceitos são expostos: sátira; paródia; fabricação; manipulação; publicidade e relações públicas; propaganda. Como resultado da análise, evidencia-se a ideia de que o vocábulo fake news está mais relacionado à propaganda, ou a outras práticas comunicacionais, e menos ao jornalismo.

Come citare

CARVALHO, R. L. V. R. Notícias falsas ou propaganda?: Uma análise do estado da arte do conceito fake news. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 7, n. 13, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/19177. Acesso em: 29 apr. 2025.