Mapeamento dos procedimentos metodológicos na pesquisa sobre mídias on-line: um estudo dos trabalhos do Simpósio Internacional de Ciberjornalismo
Parole chiave:
metodologias, mídias digitais, ciberjornalismo, simpósio, pesquisaAbstract
Este artigo apresenta um mapeamento dos procedimentos metodológicos utilizados em pesquisas que têm as mídias on-line como objeto de estudo. Para tanto, analisamos 117 comunicações apresentadas em três edições do Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, organizado anualmente pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A delimitação das categorias de análise para este trabalho seguiu os parâmetros da análise de conteúdo. Em função dos resultados obtidos, surgem reflexões em torno do número expressivo de papers que não explicitam as técnicas de investigação empregadas ou que se baseiam exclusivamente em revisão bibliográfica, além da identificação do uso de propostas metodológicas que combinam diferentes técnicas de pesquisa.Downloads
Come citare
THAYS ASSUNÇÃO REIS, J. C. Mapeamento dos procedimentos metodológicos na pesquisa sobre mídias on-line: um estudo dos trabalhos do Simpósio Internacional de Ciberjornalismo. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 5, n. 10, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/15737. Acesso em: 20 mag. 2025.
Fascicolo
Sezione
Temas Livres
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).