Etnografia, pesquisa multissituada e produção de conhecimento no campo da comunicação
Parole chiave:
etnografia multissituada, comunicação, epistemologiaAbstract
A pesquisa em comunicação, por suas múltiplas possibilidades de interface, dispõe de diversas abordagens teórico-metodológicas. Esse artigo objetiva sugerir que a etnografia multissituada é um caminho promissor para alcançar objetos comunicacionais, sobretudo aqueles que envolvem relações com humanidades com as quais temos a falta de familiaridade suficiente para achá-las interessantes e cujas vozes e existências subalternizadas não reverberam nos circuitos midiáticos corporativos. O artigo objetiva ainda salientar como a etnografia e o diálogo com teorias antropológicas podem ser produtivos no campo da comunicação na medida em que permitem um descentramento da esfera marcadamente midiática (embora em relação a e em relação com ela) para alcançar as teorias dos sujeitos em comunicação, buscando um horizonte de simetria a partir do qual haja incidência das cosmologias nativas no próprio pensar comunicacional.Downloads
Come citare
DE OLIVEIRA, L. Etnografia, pesquisa multissituada e produção de conhecimento no campo da comunicação. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 5, n. 10, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/15735. Acesso em: 29 apr. 2025.
Fascicolo
Sezione
Temas Livres
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).