Assembleias de Deus em vias de midiatização: entre dizeres e silêncios
Parole chiave:
midiatização, Assembleias de Deus, televisãoAbstract
O objetivo principal deste trabalho é analisar fragmentos de memórias que informam sobre as operações constitutivas e as condições do processo de midiatização das igrejas Assembleias de Deus no Brasil. O percurso analítico considera os postulados de Eliseo Verón quanto ao fenômeno da midiatização. O corpus de análise se constitui de atas, documentos, publicações diversas que registram, desde a década de 30, a luta por poder interno subsumindo o “carisma” a uma direção burocrática. A partir da década de 80, as disputas de poder ultrapassaram os limites institucionais e alcançaram outros espaços, como bancadas parlamentares, empresas de telecomunicações e o mercado cultural. Enfim, ao analisar o percurso da midiatização das Assembleias de Deus é possível compreender os desdobramentos desse processo na sociedade brasileira contemporânea.Downloads
Come citare
RITA DE CÁSSIA ARAGÃO MATOS, C. R. P. de S. Assembleias de Deus em vias de midiatização: entre dizeres e silêncios. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 5, n. 9, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/14845. Acesso em: 20 mag. 2025.
Fascicolo
Sezione
Dossiê Temático
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).