Mediatização do religioso: novas formas de igreja

Autori

  • Mihaela-Alexandra Tudor, Agnos Milian Herteliu

Parole chiave:

Jesus Market, midialização e mídias, pós-neoprotestantismo, religião, transmídia.

Abstract

No presente artigo iremos tentar colocar em destaque como a medialização, compreendida como “mediatização de tudo” (Bratosin, 2016), transforma a expressão e a representação da igreja enquanto organização religiosa, pelo estudo do caso da igreja conectada Jesus Market, uma plataforma orientada transmidiática, que propõe a prática de uma religião desencantada de tradições, rituais e pesos doutrinários (Tudor e Herteliu, 2016a; 2016b), na lógica do retorno aos grandes eixos da teologia luterana: Sola Gratia, Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus. A escolha de tal projeto se deve ao fato de tê-lo considerado como representativo, como exemplo emergente de contestação, ao mesmo tempo no interior e no exterior da organização religiosa tradicional, possível no paradigma da teoria do pósneoprotestantismo (Bratosin, 2016).

Come citare

AGNOS MILIAN HERTELIU, M.-A. T. Mediatização do religioso: novas formas de igreja. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 5, n. 9, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/14844. Acesso em: 20 mag. 2025.