Epistemologias nos processos formativos de jornalistas no contexto da sociedade em midiatização
Parole chiave:
jornalismo, epistemologias, formaçãoAbstract
Reflete-se sobre a importância de referências epistemológicas nos processos formativos do jornalista. Examina-se como este tema é enunciado em debates internacionais e em documentos que discutem tais processos, como as “Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação” e o parecer do STF que extingue a exigência do diploma universitário como condição do exercício da profissão de jornalista. Enfatiza-se que as formulações epistemológicas pensadas nestes textos não levam em conta o complexo contexto de midiatização crescente. Examina-se ainda a natureza de “epistemologias derivadas” que acentuam a formação de jornalistas vinculada estritamente às lógicas dos meios e outras relacionadas com diversidade de experiências formativas que são ofertadas por nichos empresariais midiáticos. Destaca-se, porém, a importância de processos formativos que levem em conta estruturas curriculares que valorizam a importância de processos de codificação e de observação que estão em sintonia com as mutações que se manifestam na atual ecologia comunicacional.Downloads
Come citare
FAUSTO NETO, A. Epistemologias nos processos formativos de jornalistas no contexto da sociedade em midiatização. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 3, n. 5, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/10651. Acesso em: 20 mag. 2025.
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