As diretrizes críticas e a crítica das Diretrizes: o “conflito das faculdades” na área acadêmica de Comunicação
Parole chiave:
área de Comunicação, Novas Diretrizes Curriculares, Conflito de FaculdadesAbstract
Este artigo toma como referência o texto “O conflito das faculdades” do filósofo Immanuel Kant, considerado fundador da concepção da moderna universidade de pesquisa, para discutir a polêmica gerada no campo acadêmico de Comunicação com a aprovação das novas Diretrizes Curriculares de Jornalismo, Cinema e Audiovisual e Relações Públicas. Identificando no debate as posições clássicas que se opõem historicamente no seio da universidade sobre suas funções ideais – a produção desinteressada de conhecimento, de um lado, e a formação profissional socialmente engajada, de outro – recupera, na história da área acadêmica, como estes pontos de vista se solidificaram no interior da área e propõe que o não enfrentamento da questão pode fragilizar e ameaçar o seu futuro.Downloads
Come citare
MEDITSCH, E. As diretrizes críticas e a crítica das Diretrizes: o “conflito das faculdades” na área acadêmica de Comunicação. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 3, n. 5, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/10649. Acesso em: 20 mag. 2025.
Fascicolo
Sezione
Dossiê Temático
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).