Humor e liberdade de expressão em tempos de midiatização profunda na cultura brasileira
o caso da comédia stand-up “Perturbador” retirada do YouTube pela justiça
DOI :
https://doi.org/10.4013/qt.2023.1121.03Mots-clés :
humor, liberdade de expressão, midiatização profunda, culturaRésumé
Em um cenário marcado pela significância da midiatização profunda na cultura brasileira, este artigo trata o humor cômico expresso no stand-up “Perturbador” postado no YouTube e removido pela justiça. A motivação é abrir reflexão sobre os limites do humor quando os fins justificam os meios para provocar o riso na plateia. A questão é como classificar o episódio. O objetivo é analisar o teor das piadas e classificá-lo segundo a perspectiva do humor clássico e das garantias de liberdade de expressão; e descrever o caso e sua repercussão em tempos de midiatização profunda. A análise conta, sobretudo com os aportes de Bergson, Braga, Cícero, Couldry e Zilles. No fim verificou-se, também, que o humor sem limites fomenta o riso, mas não a reflexão e nem denuncia o status quo.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Questões Transversais 2023

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).