Humor e liberdade de expressão em tempos de midiatização profunda na cultura brasileira

o caso da comédia stand-up “Perturbador” retirada do YouTube pela justiça

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.4013/qt.2023.1121.03

Mots-clés :

humor, liberdade de expressão, midiatização profunda, cultura

Résumé

Em um cenário marcado pela significância da midiatização profunda na cultura brasileira, este artigo trata o humor cômico expresso no stand-up “Perturbador” postado no YouTube e removido pela justiça. A motivação é abrir reflexão sobre os limites do humor quando os fins justificam os meios para provocar o riso na plateia. A questão é como classificar o episódio. O objetivo é analisar o teor das piadas e classificá-lo segundo a perspectiva do humor clássico e das garantias de liberdade de expressão; e descrever o caso e sua repercussão em tempos de midiatização profunda. A análise conta, sobretudo com os aportes de Bergson, Braga, Cícero, Couldry e Zilles. No fim verificou-se, também, que o humor sem limites fomenta o riso, mas não a reflexão e nem denuncia o status quo.

Biographie de l'auteur

Jeaniel Carlos Magno, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná; Pós-graduado em Gestão Empresarial pela UTP; Mestre e Doutorando em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiutí do Paraná – UTP.

Téléchargements

Publiée

2023-12-13

Comment citer

CARLOS MAGNO, J. Humor e liberdade de expressão em tempos de midiatização profunda na cultura brasileira: o caso da comédia stand-up “Perturbador” retirada do YouTube pela justiça. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 11, n. 21, 2023. DOI: 10.4013/qt.2023.1121.03. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26580. Acesso em: 29 avr. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Hipermidiatização, intensificação e aprofundamento da midiatização? Aplicativos, plataformas, datatificação e algoritmos em debate