Trilhas de leitura para a obra de Ciro Marcondes Filho: proposta de um roteiro didático de aproximação
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2021.918.01Resumen
Em mais de 40 anos como professor e pesquisador, Ciro Marcondes Filho publicou dezenas de livros sobre comunicação, de trabalhos introdutórios a proposições teóricas avançadas. Este artigo nasce de uma preocupação originária das salas de aula: diante de uma obra desse porte, quais portas de entrada se apresentam? O texto propõe, a partir de uma leitura didática, um roteiro inicial pautado em quatro eixos desenvolvidos em suas obras: (1) estudos sobre mídia, poder e ideologia; (2) estudos de jornalismo (3) a nova teoria da comunicação e (4) livros didáticos e de divulgação. Em vez de uma abordagem estritamente cronológica, entende-se que um aporte temático pode contribuir para um primeiro contato com as ideias de Marcondes Filho indicando trilhas de leitura de uma obra multifacetada, em diálogo com vários saberes.
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