Sobre o conceito de comunicação: ontologia, história e teoria
Mots-clés :
história e comunicação, teorias da comunicação, conceito de comunicação.Résumé
O presente artigo discute o conceito de comunicação na acepção de um processo deinterlocutores humanos. Não se trata de uma visão definitiva, tampouco exaustiva de uma bibliografia que atravessa várias áreas do conhecimento. São apontadas algumas definições significativas. O objetivo é discutir as diferentes entradas e pontos de clivagens conceituais recolhidos na literatura especializada e delinear algumas etapas históricas do conceito de comunicação. Finaliza analisando a questão do sujeito e como as definições correntes do processo de comunicação não contemplam os aspectos históricos.
Téléchargements
Comment citer
MARTINO, L. C. Sobre o conceito de comunicação: ontologia, história e teoria. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 7, n. 14, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/19768. Acesso em: 29 avr. 2025.
Numéro
Rubrique
Dossiê do GT Epistemologia da Comunicação - COMPÓS
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).