Os processos criativos da publicidade midiatizada e o olhar do outro: uma pesquisa etnográfica
Mots-clés :
agências de publicidade, processos criativos, etnografiaRésumé
Este artigo traz um recorte da nossa tese de doutorado e aborda o percurso metodológico que configurou a nossa escolha da etnografia e análise interpretativa (Geertz, Clifford) na investigação de três modelos de agência de publicidade: tradicional, digital e colaborativa. Como alicerce teórico para as observações, dialogamos com Foucault, Deleuze e Agamben e o conceito de dispositivo e, ainda, midiatização como instrumento heurístico para observar processos na especificidade de objetos de estudo, como escreve Braga (2012). A pesquisa etnográfica, no contexto do mundo do trabalho, permitiu observar os profissionais na relação com os aparatos técnicos e na interação com seus pares, sempre na perspectiva das aceleradas mudanças da sociedade contemporânea sob a égide da proliferação dos meios, o que exige profissionais com competências múltiplas que possam dar conta de um consumidor ubíquo.Téléchargements
Comment citer
CRISTINA DIAS ALVES, M. Os processos criativos da publicidade midiatizada e o olhar do outro: uma pesquisa etnográfica. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 6, n. 12, 2018. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/18085. Acesso em: 29 avr. 2025.
Numéro
Rubrique
Temas Livres
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).