Arnaldo Jabor e os revoltosos de um vintém: uma abordagem sobre tensionamentos entre mídia e hegemonia
Palavras-chave:
mídia, semiformação do sujeito, subjetividadesResumo
Considerando o panorama midiático e sociopolítico das manifestações em junho de 2013, pretende-se analisar a fala do comentarista Arnaldo Jabor no telejornalismo. O objetivo do texto é refletir criticamente sobre se a representação jornalística dos fatos vem sendo condicionada a interesses de MCMs, assim como a formação e a conformação a sentidos sociais previamente relacionados ao exercício de uma hegemonia. Assim, a transversalidade da questão é investigada a partir dos comentários de Jabor, proferidos em cadeia nacional, no contexto da repressão violenta do Estado contra a formação dos protestos. Deste modo, serão estabelecidas conexões a um pensamento liberal que permeia a sociedade democrática. Com base no referencial teórico utilizado, o escopo do trabalho parte dos conceitos frankfurtianos de semiformação do sujeito, da hegemonia gramsciana, de Estado, democracia e liberalismo com base em Bobbio e Hobbes, entre outros.Downloads
Como Citar
JOÃO LUÍZ DE BITTENCOURT VICTAL, P. G. S. Arnaldo Jabor e os revoltosos de um vintém: uma abordagem sobre tensionamentos entre mídia e hegemonia. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 5, n. 10, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/15740. Acesso em: 20 maio. 2025.
Edição
Seção
Temas Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).