Comunicação, identidade e performance: análise categorial de transições simbólicas religiosas como método de estudo dos ambientes de comunicação
Mots-clés :
metodologia, ambientes de comunicação, sistemas simbólicos, identidade, performanceRésumé
Com uma preocupação epistemológica, este texto propõe a centralidade das transições simbólicas para criar categorias de análise nos ambientes de comunicação, tomando como exemplos dois estudos sobre mídia e religião. Discute a relevância do método para a delimitação do objeto comunicacional e confronta as noções de sistema, ambiente e símbolo. Nas situações religiosas estudadas, a cidade espírita de Palmelo (GO) e a igreja Church in Connection, identidade e performance se especificaram como categorias descritivas das transições simbólicas.Téléchargements
Comment citer
JOÃO DAMASIO, L. S. Comunicação, identidade e performance: análise categorial de transições simbólicas religiosas como método de estudo dos ambientes de comunicação. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 5, n. 9, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/14850. Acesso em: 20 mai. 2025.
Numéro
Rubrique
Dossiê Temático
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).