As Diretrizes Curriculares de Jornalismo e o modelo cartorial de ensino universitário
Mots-clés :
jornalismo, cartorialismo, corporativismo, sindicalismoRésumé
O objetivo do artigo é analisar e discutir os fundamentos históricos e culturais das novas Diretrizes Curriculares dos cursos superiores de Jornalismo divulgadas recentemente pelo Ministério da Educação. Sustentamos que a exigência de diploma superior específico como uma condição sine qua non para o exercício do jornalismo nada tem a ver com a lógica do profissionalismo, como definida por parte da literatura acadêmica. Em vez disso, ela tem raízes profundas na tradição cartorial brasileira, de acordo com a qual o Estado delega a determinadas instâncias da sociedade o poder de conferir certificados aos quais estão associados determinados privilégios. Neste sentido, é essencial entender o lugar que a obrigatoriedade do diploma de jornalista ocupou nesse processo.Téléchargements
Comment citer
MARCO ANTONIO ROXO, A. de A. As Diretrizes Curriculares de Jornalismo e o modelo cartorial de ensino universitário. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 3, n. 5, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/10654. Acesso em: 20 mai. 2025.
Numéro
Rubrique
Dossiê Temático
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).