As Diretrizes Curriculares de Jornalismo e o modelo cartorial de ensino universitário

Auteurs

  • Afonso de Albuquerque, Marco Antonio Roxo

Mots-clés :

jornalismo, cartorialismo, corporativismo, sindicalismo

Résumé

O objetivo do artigo é analisar e discutir os fundamentos históricos e culturais das novas Diretrizes Curriculares dos cursos superiores de Jornalismo divulgadas recentemente pelo Ministério da Educação. Sustentamos que a exigência de diploma superior específico como uma condição sine qua non para o exercício do jornalismo nada tem a ver com a lógica do profissionalismo, como definida por parte da literatura acadêmica. Em vez disso, ela tem raízes profundas na tradição cartorial brasileira, de acordo com a qual o Estado delega a determinadas instâncias da sociedade o poder de conferir certificados aos quais estão associados determinados privilégios. Neste sentido, é essencial entender o lugar que a obrigatoriedade do diploma de jornalista ocupou nesse processo.

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Comment citer

MARCO ANTONIO ROXO, A. de A. As Diretrizes Curriculares de Jornalismo e o modelo cartorial de ensino universitário. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 3, n. 5, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/10654. Acesso em: 20 mai. 2025.