Entre humanos e máquinas

midiatização, inteligência artificial e plataformização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2025.132407%20

Palabras clave:

inteligência artificial, midiatização, plataformização

Resumen

Este texto analisa, em perspectiva metateórica, como a inteligência artificial e os algoritmos das plataformas digitais reconfiguram os processos de significação e circulação do conhecimento na sociedade midiatizada. A partir de autores como Ferrara, Braga, Gillespie, Luhmann e Fourcade, argumenta-se que os algoritmos operam como dispositivos simbólicos e classificatórios que moldam a visibilidade, a relevância e os regimes de verdade nos ambientes digitais. Discutem-se ainda os limites da comunicabilidade com sistemas não humanos, os efeitos da racionalidade algorítmica sobre a produção de sentido e as tensões entre previsibilidade técnica e invenção comunicacional. Ao final, propõe-se compreender essas tensões como um caminho para interpretar criticamente os impactos da IA na comunicação contemporânea.

Biografía del autor/a

Jullena Normando, Universidade Federal de Goiás

Publicitária, Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal de Goiás.

Luiz Signates , Universidade Federal de Goiás; Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professor associado III da Universidade Federal de Goiás, junto ao Mestrado/Doutorado em Comunicação, na linha Mídia e Cidadania e docente efetivo do Mestrado/Doutorado em Ciências da Religião, na linha Cultura e Sistemas Simbólicos, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 

Publicado

2025-12-27

Cómo citar

NORMANDO, J.; SIGNATES , L. Entre humanos e máquinas: midiatização, inteligência artificial e plataformização. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 13, n. 1, 2025. DOI: 10.4013/qt.2025.132407 . Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/29011. Acesso em: 28 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Midiatização, Semiose e Comunicação: Mutações Globais