Tensões comunicacionais
fundamentos metateóricos para o objeto da ciência da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2023.1121.10Palabras clave:
Communication science, metatheory, communicational tensionsResumen
Este trabajo tiene como objetivo estudiar el objeto de la comunicación, en un intento de enfrentar los problemas de lo exógeno y la dispersión del campo científico de la comunicación, a través de la proposición de una metateoría de las tensiones entre comunicabilidad e incomunicabilidad. Para ello, estudia el esfuerzo teórico de algunos autores de referencia, en especial Ciro Marcondes Filho y José Luiz Braga, cuyos aportes epistemológicos y teóricos se destacan como promotores de algunos avances fundamentales en el área. En definitiva, busca fundamentar la propuesta de un objeto metateórico de carácter dialéctico para la ciencia de la comunicación.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Questões Transversais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).