Mapa como meio
assumindo os dois lados da moeda
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2023.1122.10%20Palabras clave:
mapa , cartografia , filosofia dos meiosResumen
Um dos mais antigos meios de comunicação criados pelos humanos, o mapa tem sua relevância reafirmada na era da digitalização, fenômeno perceptível nos intensos e variados usos de mapas em dispositivos móveis difundidos no cotidiano. Este trabalho oferece uma visão geral sobre vertentes de pensamento que tratam os mapas como meios, desde abordagens com influências da teoria matemática da comunicação ou do pós-estruturalismo, até uma perspectiva integradora trazida pela filosofia dos meios.
Descargas
Publicado
2023-11-28
Cómo citar
AMORIM ARAGÃO, T. Mapa como meio: assumindo os dois lados da moeda. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 11, n. 22, 2023. DOI: 10.4013/qt.2023.1122.10 . Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26489. Acesso em: 29 abr. 2025.
Número
Sección
Dossiê Cartografias da/na Comunicação - Parte 1
Licencia
Derechos de autor 2023 Questões Transversais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).