Hora de reescrever as teorias da comunicação
Palabras clave:
teorias da comunicação, desejo das massas, efeitos da comunicação, eleições brasileiras, manipulação, atmosfera mediática.Resumen
Os fatos recentes de definição política, especialmente em momentos decisivos, foram drasticamente influenciados por máquinas, robôs e escritórios de disparo de mensagens falsas. As teorias da comunicação envelheceram e precisam se reformular para considerar objetos decisivos: que comunicação é um fenômeno singular, que importa a atmosfera mediática da situação, a manipulação de clichês, dos desejos e das fantasias, e, por fim, o estado de aturdimento a que se submeteram – e possivelmente se submeterão – massas populares inteiras.Descargas
Cómo citar
MARCONDES FILHO, C. Hora de reescrever as teorias da comunicação. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 7, n. 14, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/19765. Acesso em: 29 abr. 2025.
Número
Sección
Dossiê do GT Epistemologia da Comunicação - COMPÓS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).