Ciberjornalismo em dispositivos móveis: uma análise da conjuntura brasileira
Palabras clave:
dispositivos móveis, apps, ciberjornalismo, BrasilResumen
Este artigo se propõe descrever e debater o impacto do uso de aplicativos móveis na forma de trabalho dos veículos de comunicação do país. O objetivo é apresentar um panorama atualizado do tema que auxilie no entendimento geral da realidade do mercado brasileiro no que tange à aplicação dessas ferramentas e aos usos que os veículos em diferentes capitais fazem delas, bem como servir de base para novas pesquisas sobre o tema. Para isso, além de produzir um mapeamento descritivo dos tipos de aplicativo e sua utilização nos principais jornais das 27 capitais brasileiras e nos três maiores jornais de circulação nacional, apresentamos e discutimos os resultados numéricos de campo à luz dos estudos de dois importantes nomes da pesquisa brasileira nesse assunto, os professores Eduardo Campos Pellanda, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e Fernando Firmino, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A pesquisa, assim, apresenta os aplicativos mais empregados pela imprensa no país e a forma como eles influenciam a rotina de atuação nas empresas, trazendo adicionalmente uma análise dessa conjuntura.Descargas
Cómo citar
THAÍSA CRISTINA BUENO, L. S. A. R. Ciberjornalismo em dispositivos móveis: uma análise da conjuntura brasileira. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 5, n. 10, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/15741. Acesso em: 17 may. 2025.
Número
Sección
Temas Livres
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).