Um estudo sobre os conteúdos ensinados na disciplina de Teorias da Comunicação em cursos superiores de universidades privadas de São Paulo (Brasil)
Palabras clave:
comunicação, Teorias da Comunicação, perfil comunicacional, cursos de Comunicação, São Paulo (Brasil)Resumen
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as abordagens dos conteúdos ensinados na disciplina de Teorias da Comunicação como contribuição para subsidiar debates sobre a consolidação da ciência da comunicação no Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórico-bibliográfica sobre os desafios enfrentados pela área e, posteriormente, uma pesquisa documental, que analisou matrizes curriculares, ementas e bibliografias de 19 cursos de graduação em dez instituições privadas de ensino superior do estado de São Paulo (Brasil). Os resultados apontam alguns fatores sobre a disciplina e seus reflexos para o pensamento em comunicação.Descargas
Cómo citar
NATÁLIA DOS SANTOS GONZALES, M. C. G. M. C. M. P. D. Um estudo sobre os conteúdos ensinados na disciplina de Teorias da Comunicação em cursos superiores de universidades privadas de São Paulo (Brasil). Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 5, n. 10, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/15739. Acesso em: 20 may. 2025.
Número
Sección
Temas Livres
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).