Circulação das discussões do GT Epistemologia da Comunicação da COMPÓS no Norte do Brasil
Palabras clave:
Teorias da Comunicação, Epistemologia da Comunicação, pós-graduação, COMPÓS, Região Norte.Resumen
Este artigo é orientado pelo seguinte questionamento: qual a circulação (Braga, 2012a) das discussões do GT Epistemologiada Comunicação da COMPÓS no âmbito da formação de mestres no Norte do país, considerando o GT como um dos principais espaços de atualização das discussões sobre essa temática no Brasil? Primeiro, identificamos a circulação dos textos e autores integrantes do Grupo nas referências bibliográficas de 44 dissertações já defendidas no PPGCOM-UFPA e no PPGCCOM-UFAM. Além disso, apresentamos experiências empíricas de sala de aula no PPGCOM-UFPA, por percebermos que esta ainda é um dos principais ambientes de circulação desses conhecimentos na região. Com isso, encontramos vestígios do fluxo dessas discussões, tanto nas dissertações quanto em experiências de ensino, ainda de forma limitada e pontual, apesar do avanço percebido nos últimos anos.Descargas
Cómo citar
FERNANDA CHOCRON MIRANDA, M. A. M. S. C. L. Circulação das discussões do GT Epistemologia da Comunicação da COMPÓS no Norte do Brasil. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 3, n. 6, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/11316. Acesso em: 20 may. 2025.
Número
Sección
Temas Livres
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).