Jornalismo: entre a busca por uma epistemologia própria e a necessidade de afirmação profissional e de pesquisa
Palabras clave:
campo do jornalismo, práticas jornalísticas, Diretrizes Curriculares NacionaisResumen
Este trabalho procura problematizar a constituição do campo do jornalismo em sua necessária relação com fenômenos específicos deste tempo. A partir da contextualização histórica, busca apontar alguns dos elementos da prática jornalística que sobreviveram ao tempo e que marcam nossas discussões científicas. Por outro lado, procuramos destacar algumas das polêmicas que emergem na era das redes e que vêm deslocando a constituição do saber jornalístico tanto na academia quanto no mercado. A apresentação de tais articulações compõe uma entre outras visadas possíveis sobre um campo do conhecimento marcado tanto pela emergência das novas tecnologias e modelos de negócio quanto pela recente vigência de uma outra organização acadêmica e curricular, delineando, portanto, uma nova ecologia jornalística.Descargas
Cómo citar
JULIANA LISBOA, A. L. M. da S. C. H. M. O. Jornalismo: entre a busca por uma epistemologia própria e a necessidade de afirmação profissional e de pesquisa. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 3, n. 5, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/10653. Acesso em: 20 may. 2025.
Número
Sección
Dossiê Temático
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).