Comunicação organizacional: entre a oportunidade das Diretrizes Curriculares e o desafio da legitimação
Palabras clave:
comunicação organizacional, bacharelado, Diretrizes CurricularesResumen
Este artigo tem por objetivo discutir o campo e as áreas da comunicação frente à criação de um novo curso após a autonomização das áreas autorizada pelo CNE e MEC com a flexibilidadedas Diretrizes Nacionais de Educação de 2013. Descreve-se aqui a experiência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na criação do curso de bacharelado em Comunicação Organizacional 1 e questiona-se até que ponto tal área é legitimada e possui regras definidas para se constituir. Parte-se da hipótese de que a base do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional da mesma IES, bem como as pesquisas teóricas sobre o tema podem suportar a implantação deste curso desafiador, percebido como uma oportunidade para o desenvolvimento da comunicação.Descargas
Cómo citar
DA ROSA, A. P. Comunicação organizacional: entre a oportunidade das Diretrizes Curriculares e o desafio da legitimação. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 3, n. 5, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/10652. Acesso em: 20 may. 2025.
Número
Sección
Dossiê Temático
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).