Consciência moral, comunicação e resistência às medidas de controle da crise sanitária
contribuições à luz da ética do discurso e da pesquisa em dilemas sociais
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2022.1020.04Abstract
How to explain low compliance to social distancing, opposition to vaccines and to other measures to control the Covid-19 pandemic? Although an answer to this question points to demographic (e.g., population pyramid), social (e.g., formal education) and economic differences, we argue that cultural and psychological factors related to the mental models and value systems of the individuals exert decisive influence, mainly concerning the effectiveness of media campaigns. To test this hypothesis, it is necessary to deal with the epistemic relationship between cognition and moral judgments in collective action dilemmas. In this article, we bring the epistemological issue to the fore and present the theoretical basis to investigate the voluntary observance of norms in social dilemmas, from the Habermasian perspective.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).