Midiatização da religião como experiência vivida
Keywords:
midiatização da religião, etnografia para a internet, leigo católicoAbstract
O artigo busca pensar o conceito de midiatização da religião como experiência vivida, tendo como foco da análise a experiência dos sujeitos na internet enquanto leigos católicos. Para tanto, busca-se fundamentação na etnografia como teoria e método, em sua interface como campo da comunicação. A análise se dá a partir da observação empírica da atuação e de relatos dos responsáveis pelo blog O Catequista, empreendimento criado e mantido por leigos católicos com uma proposta de catequese digital que une conteúdo doutrinário e humor. Ao nos propormos pensar a midiatização como uma experiência vivida, percebemos a existência de uma “internet dos leigos” marcada por questões de autoridade, disputas e expertise que mobilizam de forma significativa os fiéis em suas vivências como blogueiros católicos.Downloads
How to Cite
SANDRA RUBIA DA SILVA, A. C. F. da R. Midiatização da religião como experiência vivida. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 5, n. 9, 2017. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/14849. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Dossiê Temático
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).