Tendências das teorias da Comunicação: mapeamento de campos teóricos contemporâneos
Keywords:
teorias da Comunicação, epistemologia da Comunicação, Comunicação e Política.Abstract
Este artigo apresenta os primeiros passos de uma pesquisa integrada que tem como objetivo mapear os campos teóricos que sustentam as pesquisas contemporâneas da área deComunicação. Para isso, propõe-se a análise articulada da institucionalização e da produção acadêmica da área para identificar os autores e conceitos/temas mais utilizados pelos pesquisadores.Neste texto, explicitamos a metodologia do enfoque do projeto executado pela UFMG e os resultados levantados em estudo-piloto da área temática de Comunicação ePolítica. Nesse primeiro momento, já foi possível perceber um campo teórico que se desdobra a partir da herança da Escola de Frankfurt e de conceitos como os de “democracia”,“representação”, “deliberação” e “reconhecimento”, abordando, sobretudo, temas relacionadosa eleições e Internet.Downloads
How to Cite
ANA KARINA DE CARVALHO OLIVEIRA, LAURA ANTÔNIO LIMA, V. V. F. S. C. L. Tendências das teorias da Comunicação: mapeamento de campos teóricos contemporâneos. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 4, n. 8, 2016. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/14071. Acesso em: 21 may. 2025.
Issue
Section
Temas Livres
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).