Videogames como dispositivos: Uma abordagem metodológica
Keywords:
dispositivo, videogames, normalização, controle, subjetivação.Abstract
O presente trabalho discute o estudo dos jogos dentro do espectro do campo da Comunicação. Para tanto, sugere-se uma mudança na abordagem metodológica dos jogos digitais, com vistas a permitir a análise dos processos comunicacionais enquanto objetos midiáticos. Mais precisamente, argumentamos que, para se compreender os jogos digitais no contexto da Comunicação, é preciso se afastar da visão de jogo enquanto sistema ludológico na aproximação de uma perspectiva mais flexível e multidisciplinar. Esta proposta de redirecionamento, então, toma forma a partir da interlocução entre o conceito de dispositivo conforme Foucault/Deleuze e a questão da técnica em Heidegger.Downloads
How to Cite
ROGÉRIO LUIZ COVALESKI, D. G. A. Videogames como dispositivos: Uma abordagem metodológica. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 3, n. 6, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/11312. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Temas Livres
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).