Videogames como dispositivos: Uma abordagem metodológica

Authors

  • Diego Granja Amaral, Rogério Luiz Covaleski

Keywords:

dispositivo, videogames, normalização, controle, subjetivação.

Abstract

O presente trabalho discute o estudo dos jogos dentro do espectro do campo da Comunicação. Para tanto, sugere-se uma mudança na abordagem metodológica dos jogos digitais, com vistas a permitir a análise dos processos comunicacionais enquanto objetos midiáticos. Mais precisamente, argumentamos que, para se compreender os jogos digitais no contexto da Comunicação, é preciso se afastar da visão de jogo enquanto sistema ludológico na aproximação de uma perspectiva mais flexível e multidisciplinar. Esta proposta de redirecionamento, então, toma forma a partir da interlocução entre o conceito de dispositivo conforme Foucault/Deleuze e a questão da técnica em Heidegger.

How to Cite

ROGÉRIO LUIZ COVALESKI, D. G. A. Videogames como dispositivos: Uma abordagem metodológica. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 3, n. 6, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/11312. Acesso em: 29 apr. 2025.