Comunicabilidade e dialogismo: aproximações epistemológicas entre William Stephenson e Mikhail Bakhtin
Resumo
Este trabalho começa com perguntas de natureza ontológico-epistemológica: uma pessoa pode pensar de forma independente? Somos os autores de nossos pensamentos? Como podemos saber? Para responder a estas perguntas, tentamos aproximar as ideias de Mikhail Bakhtin e a proposta metodológica de um Estudo Q. A comparação, sobretudo em nível epistemológico, entre os pensamentos do filósofo russo e do criador da metodologia citada, o físico e psicólogo inglês William Stephenson, pode conduzir a questões norteadoras do artigo ora apresentado: a subjetividade se expressa no diálogo e na comparação entre diferentes vozes, de acordo com Bakhtin, e, portanto, pode ser expressa metodologicamente e testada por meio de um Estudo Q?Downloads
Como Citar
MICHAEL STRICKLIN, G. S. Comunicabilidade e dialogismo: aproximações epistemológicas entre William Stephenson e Mikhail Bakhtin. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 1, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/7664. Acesso em: 11 maio. 2025.
Edição
Seção
Temas Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).