A memória e o mundo da vida na recepção mediática: uma abordagem fenomenológica
Resumo
O texto enfatiza a centralidade da memória e da vida quotidiana para analisar a recepção mediática como prática social que intervém na criação de significados partilhados e na constituição de identidades. Recorre-se a entrevistas realizadas no âmbito do projeto Media, recepção e memória que investiga a recepção dos media em Portugal entre as décadas de 30 a 60 por audiências femininas das cidades de Covilhã e Lisboa. As quatro entrevistas, realizadas na Cidade da Covilhã, a três ex-operárias têxteis e a uma familiar de proprietários fabris servem para discutir a pertinência da abordagem fenomenológica na observação do quotidiano nos estudos de media, género e recepção.Downloads
Como Citar
CORREIA, J. C. A memória e o mundo da vida na recepção mediática: uma abordagem fenomenológica. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 1, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/5707. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Pesquisadores Convidados
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).