Entre humanos e máquinas

midiatização, inteligência artificial e plataformização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2025.132407%20

Palavras-chave:

inteligência artificial, midiatização, plataformização

Resumo

Este texto analisa, em perspectiva metateórica, como a inteligência artificial e os algoritmos das plataformas digitais reconfiguram os processos de significação e circulação do conhecimento na sociedade midiatizada. A partir de autores como Ferrara, Braga, Gillespie, Luhmann e Fourcade, argumenta-se que os algoritmos operam como dispositivos simbólicos e classificatórios que moldam a visibilidade, a relevância e os regimes de verdade nos ambientes digitais. Discutem-se ainda os limites da comunicabilidade com sistemas não humanos, os efeitos da racionalidade algorítmica sobre a produção de sentido e as tensões entre previsibilidade técnica e invenção comunicacional. Ao final, propõe-se compreender essas tensões como um caminho para interpretar criticamente os impactos da IA na comunicação contemporânea.

Biografia do Autor

Jullena Normando, Universidade Federal de Goiás

Publicitária, Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal de Goiás.

Luiz Signates , Universidade Federal de Goiás; Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professor associado III da Universidade Federal de Goiás, junto ao Mestrado/Doutorado em Comunicação, na linha Mídia e Cidadania e docente efetivo do Mestrado/Doutorado em Ciências da Religião, na linha Cultura e Sistemas Simbólicos, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 

Downloads

Publicado

2025-12-27

Como Citar

NORMANDO, J.; SIGNATES , L. Entre humanos e máquinas: midiatização, inteligência artificial e plataformização. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 13, n. 1, 2025. DOI: 10.4013/qt.2025.132407 . Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/29011. Acesso em: 28 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Midiatização, Semiose e Comunicação: Mutações Globais