Cartografias afetivas dos congados de Berilo, Minas Gerais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2023.1122.09

Palabras clave:

Cartografia, Mapas Afetivos, Congado

Resumen

Este artigo apresenta um movimento de fazer cartográfico como fundamento metodológico e analítico de uma pesquisa no campo da Comunicação sobre os sentidos do Congado em Berilo-MG. É apresentada a construção cartográfica como base deste trabalho, considerando as dimensões afetivas, éticas e políticas que compõem o processo de criação colaborativa de conhecimento junto aos sujeitos envolvidos em pesquisas sociais. Tem-se como referências teóricas, entre outras: Virgínia Kastrup (2007), Sueli Rolnik (2011) e Alexander Ocaña e Maria López (2019). Como empiria, são apresentadas as construções de mapas afetivos realizados junto à comunidade a respeito do entendimento do Congado na região. A partir das reflexões e experiências aqui expostas, foi possível averiguar que o fazer cartográfico de fato configurou fundamento metodológico e analítico fundamental para o estudo da complexa prática cultural do Congado de Berilo.

Biografía del autor/a

Raissa Fernandes Faria, UFOP

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Maria Gislene Carvalho Fonseca, Universidade Federal do Maranhão

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto. Realizou estágio de pós-doutorado no PPGCOM/UFMG com pesquisa sobre a historiografia do cordel de autoria feminina. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais com estágio de Doutorado Sanduíche em Estudos Literários na Universidade de Vigo-Esp/Cátedra José Saramago (PDSE/Capes). Mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com pesquisa na linha de Estudos da Mídia e Produção de Sentido. Foi professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFC). É pesquisadora na área de Comunicação e Cultura, com especial interesse em questões relacionadas à Memória, Tradições, Gênero e Poesia de Cordel. Tem interesse, ainda, nos temas Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Teorias da Comunicação, Epistemologias da Comunicação. Membro dos grupos de pesquisa Insurgente, do qual é uma das coordenadoras, e da Cátedra internacional José Saramago (UVigo).

Publicado

2023-12-04

Cómo citar

FERNANDES FARIA, R.; CARVALHO FONSECA, M. G. Cartografias afetivas dos congados de Berilo, Minas Gerais. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 11, n. 22, 2023. DOI: 10.4013/qt.2023.1122.09. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26636. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

Dossiê Cartografias da/na Comunicação - Parte 1