Tensões comunicacionais
fundamentos metateóricos para o objeto da ciência da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2023.1121.10Palavras-chave:
Communication science, metatheory, communicational tensionsResumo
Este trabalho objetiva o estudo do objeto da comunicação, numa tentativa de enfrentamento dos problemas da exogenia e da dispersão do campo científico da comunicação, por meio da proposição de uma metateoria das tensões entre comunicabilidades e incomunicabilidades. Para isso, estuda o esforço teórico de alguns autores de referência, especialmente Ciro Marcondes Filho e José Luiz Braga, cujas contribuições epistemológicas e teóricas destacam-se como promotores de alguns avanços fundamentais da área. Ao final, procura dar fundamentação à proposta de um objeto metateórico de caráter dialético para a ciência da comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Questões Transversais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).