Mapeamento de agências de notícias

localização de correspondentes e escritórios das principais empresas do setor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2023.1122.06

Palavras-chave:

agências de notícias , geografias da comunicação , comunicação internacional

Resumo

O artigo expõe resultados de um levantamento feito em 2016-2017 que mapeou 3.557 praças de correspondência de 122 agências de notícias, desde redações-sede até jornalistas colaboradores eventuais stringers, distribuídos em 1.044 cidades de 192 países. Com dados de geolocalização dessas organizações, e extraídas suas coordenadas em geocodificação pelos endereços postais, foram gerados mapas em sistemas de informação geográfica (GIS) que permitem visualizar os desequilíbrios globais das redes que circulam notícias. Propõe-se aqui uma metodologia para a cartografia dos fluxos de informação jornalística, salientando um fator espacial como parâmetro qualitativo de análise e tomando como referencial teórico as categorias geográficas de território e região para analisar a localização, as hierarquias espaciais e os tipos de estrutura operacional das agências de notícias pesquisadas.

Biografia do Autor

Pedro Aguiar, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre e graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

AGUIAR, P. Mapeamento de agências de notícias: localização de correspondentes e escritórios das principais empresas do setor. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 11, n. 22, 2023. DOI: 10.4013/qt.2023.1122.06. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26486. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Cartografias da/na Comunicação - Parte 1