Mapeamento de agências de notícias
localização de correspondentes e escritórios das principais empresas do setor
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2023.1122.06Palavras-chave:
agências de notícias , geografias da comunicação , comunicação internacionalResumo
O artigo expõe resultados de um levantamento feito em 2016-2017 que mapeou 3.557 praças de correspondência de 122 agências de notícias, desde redações-sede até jornalistas colaboradores eventuais stringers, distribuídos em 1.044 cidades de 192 países. Com dados de geolocalização dessas organizações, e extraídas suas coordenadas em geocodificação pelos endereços postais, foram gerados mapas em sistemas de informação geográfica (GIS) que permitem visualizar os desequilíbrios globais das redes que circulam notícias. Propõe-se aqui uma metodologia para a cartografia dos fluxos de informação jornalística, salientando um fator espacial como parâmetro qualitativo de análise e tomando como referencial teórico as categorias geográficas de território e região para analisar a localização, as hierarquias espaciais e os tipos de estrutura operacional das agências de notícias pesquisadas.
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