Perturbações paradigmáticas: de como movimentar os sedimentos
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2021.917.01Resumo
Este texto está organizado em duas partes: Prolegômenos e Provocações. Na primeira parte, faz uma homenagem a Alexandre Rocha da Silva, prematuramente falecido; na segunda, faz a crítica a um conjunto de trabalhos apresentados na Jornada de Pesquisa do grupo de pesquisa – GPESC. Esses trabalhos reafirmavam os princípios neoestruturalistas, em suas diversas vertentes, como matrizes interpretativas. O objetivo é apontar a possibilidade de ‘avanço estratégico’, a partir de ideias oriundas da teoria da complexidade. Assim, a aplicação de conceitos como transdisciplinaridade, ecossistemas, incerteza e disrupção e dos princípios recursivo, dialógico e hologramático tem potencial para renovar as metodologias e as práticas da comunicação. Nesse sentido, significação e comunicação ficariam mais próximas do pragmatismo de Peirce do que dos estruturalismos inspirados em Saussure.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).