Ciclos políticos cambiais no Brasil, 1999-2017: evidências utilizando um modelo auto-regressivo
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.2021.172.01Resumo
O presente trabalho busca observar a existência de ciclos políticos sobre as taxas de câmbio reais, em torno das eleições presidenciais, no Brasil para o período de 1999-2017. Para isso, utilizou-se um modelo auto-regressivo de segunda ordem (AR(2)), acrescido de variáveis dummy em torno dos períodos eleitorais. Os resultados indicam a existência de depreciação cambial para períodos de até seis meses antes das eleições e apreciação para períodos de até seis meses após as eleições.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.