Elasticidade de transmissão dos preços na comercialização do leite no estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.v15i2.19114Resumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar a transmissão de preços do leite no estado do Paraná, no período de janeiro de 2006 a agosto de 2016, determinando a sua intensidade entre os agentes (produtor, atacado e varejo). Como ferramental metodológico utilizou-se o Modelo de Autorregressão Vetorial com Correção de Erro (VEC). Testou-se a hipótese de que o atacado se apresenta como o agente relevante na formação de preços na cadeia de comercialização do leite. Os resultados dos testes de elasticidade de transmissão e causalidade de Granger apontaram que o atacado apresenta influência significativa na formação dos preços do litro do leite para o Estado do Paraná.
Palavras-chave: Leite; Vetor Auto Regressivo; Elasticidade de Transmissão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.