Elasticidade de transmissão dos preços na comercialização do leite no estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.v15i2.19114Abstract
Este trabalho tem como objetivo avaliar a transmissão de preços do leite no estado do Paraná, no período de janeiro de 2006 a agosto de 2016, determinando a sua intensidade entre os agentes (produtor, atacado e varejo). Como ferramental metodológico utilizou-se o Modelo de Autorregressão Vetorial com Correção de Erro (VEC). Testou-se a hipótese de que o atacado se apresenta como o agente relevante na formação de preços na cadeia de comercialização do leite. Os resultados dos testes de elasticidade de transmissão e causalidade de Granger apontaram que o atacado apresenta influência significativa na formação dos preços do litro do leite para o Estado do Paraná.
Palavras-chave: Leite; Vetor Auto Regressivo; Elasticidade de Transmissão.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Perspectiva Econômica the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.