Lealdade e oportunismo nas cooperativas agroindustriais: uma análise sobre os desafios na gestão de uma cooperativa em Itapejara d’Oeste/PR
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.v15i2.13881Resumo
O estudo tem como objetivo analisar como cooperados e dirigentes interpretam as variáveis que contribuem na construção das relações de lealdade com a cooperativa. A pesquisa caracteriza-se como sendo descritiva e exploratória. Quanto ao meio de investigação, utilizou-se uma pesquisa de campo através de um questionário, aplicado para 100 cooperados do Entreposto de Itapejara D’Oeste e 16 dirigentes da Coasul Cooperativa Agroindustrial. Os conceitos teóricos que nortearam o trabalho são fundamentados nas obras de Oliver (1999), Coase (1937) e Williamson (1985) e conduzem a discussão sobre a ótica da economia dos custos de transação. Os resultados indicam que ocorrem situações de oportunismo e deslealdade para ambos os agentes, visto que a lealdade é uma premissa básica do sistema, aliada a outros princípios cooperativistas que também acabam sendo ignorados em determinadas circunstâncias. Tal conduta é consequência do ambiente cada vez mais competitivo onde as cooperativas estão inseridas, o que acaba por alterar muitas particularidades do sistema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.