Lealdade e oportunismo nas cooperativas agroindustriais: uma análise sobre os desafios na gestão de uma cooperativa em Itapejara d’Oeste/PR

Autores

  • Elivelton Weber Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Marcelo Lopes de Moraes Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.4013/pe.v15i2.13881

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar como cooperados e dirigentes interpretam as variáveis que contribuem na construção das relações de lealdade com a cooperativa. A pesquisa caracteriza-se como sendo descritiva e exploratória. Quanto ao meio de investigação, utilizou-se uma pesquisa de campo através de um questionário, aplicado para 100 cooperados do Entreposto de Itapejara D’Oeste e 16 dirigentes da Coasul Cooperativa Agroindustrial. Os conceitos teóricos que nortearam o trabalho são fundamentados nas obras de Oliver (1999), Coase (1937) e Williamson (1985) e conduzem a discussão sobre a ótica da economia dos custos de transação. Os resultados indicam que ocorrem situações de oportunismo e deslealdade para ambos os agentes, visto que a lealdade é uma premissa básica do sistema, aliada a outros princípios cooperativistas que também acabam sendo ignorados em determinadas circunstâncias. Tal conduta é consequência do ambiente cada vez mais competitivo onde as cooperativas estão inseridas, o que acaba por alterar muitas particularidades do sistema.

Biografia do Autor

Elivelton Weber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Economista pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Francisco Beltrão e Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Francisco Beltrão.

Marcelo Lopes de Moraes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em economia aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP) e Professor Adjunto dos cursos de Ciências Econômicas e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Francisco Beltrão.

Downloads

Publicado

2020-11-10

Edição

Seção

Artigos