Lealdade e oportunismo nas cooperativas agroindustriais: uma análise sobre os desafios na gestão de uma cooperativa em Itapejara d’Oeste/PR
DOI:
https://doi.org/10.4013/pe.v15i2.13881Abstract
O estudo tem como objetivo analisar como cooperados e dirigentes interpretam as variáveis que contribuem na construção das relações de lealdade com a cooperativa. A pesquisa caracteriza-se como sendo descritiva e exploratória. Quanto ao meio de investigação, utilizou-se uma pesquisa de campo através de um questionário, aplicado para 100 cooperados do Entreposto de Itapejara D’Oeste e 16 dirigentes da Coasul Cooperativa Agroindustrial. Os conceitos teóricos que nortearam o trabalho são fundamentados nas obras de Oliver (1999), Coase (1937) e Williamson (1985) e conduzem a discussão sobre a ótica da economia dos custos de transação. Os resultados indicam que ocorrem situações de oportunismo e deslealdade para ambos os agentes, visto que a lealdade é uma premissa básica do sistema, aliada a outros princípios cooperativistas que também acabam sendo ignorados em determinadas circunstâncias. Tal conduta é consequência do ambiente cada vez mais competitivo onde as cooperativas estão inseridas, o que acaba por alterar muitas particularidades do sistema.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Perspectiva Econômica the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.