Apoio institucional para incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários: proposta metodológica com base na experiência do IFSC

Autores

  • Claudia Hickenbick Instituto Federal de Santa Catarina
  • Liz Cristina Camargo Ribas
  • Mirian Abe Alexandre
  • Ofélia Ortega Fraile
  • Rodrigo Castro Ramirez

DOI:

https://doi.org/10.4013/otra.2016.1019.01

Resumo

O trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre uma experiência de incubação no Campus Florianópolis– Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), realizada entre 2010 e 2013, bem como faz um breve histórico da incubação na instituição. A experiência foi analisada à luz de processos metodológicos de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de redefinição metodológica para o apoio institucional a Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) no IFSC. Fundamentando-se na situação de insustentabilidade dos EES na fase de pós-incubação, propõe uma alternativa aos processos de incubação de forma a garantir a formação e a assessoria sistemáticas por meio de um projeto pedagógico de curso teórico-prático.

Palavras-chave: trabalho associado, economia solidária, incubação.

Biografia do Autor

Claudia Hickenbick, Instituto Federal de Santa Catarina

Professora do IFSC, graduada em História e pós-graduada em Educação. Possui experiência em incubação de emprendimento econômico solidários e responde atualmente pela Coodenação de Reconhecimento de Saberes na pró-reitoria de Ensino.

Liz Cristina Camargo Ribas

Professora de educação ambiental do IFSC, pós graduada em Biologia.Possui experiência em incubação de emprendimento econômico solidário.

Downloads

Publicado

2016-09-12

Edição

Seção

Economia Social e Solidária: experiências e sujeitos